Ouro azul no Ontario

Depois de sei ou sete mortes derivado à água com E-colis e alguns milhares sofreram terrivelmente no hospital, outros que continuam sofrendo, derivado aos cortes no orçamento, do ministro d responsável pela água, e outras limpezas que afectam a saúde dos cidadões desta província, e com o tempo virá a afectar o ambiente em todo mundo.

Foi efectuada uma inquiria para apurar responsabilidades das péssimas condições das águas, e o porquê, houveram todos estes cortes de orçamento; o que o Primeiro desta província Mike Herris, não admitiu culpa, mesmo reconhecendo que era responsável por todos os cortes

Mike Herris nem tão pouco ofereceu aos familiares das vitimas uma palavra de desculpa.
Este governo acabou com os laboratórios do governo que examinavam a água de consumo; mas segundo o Toronto Star do dia 13 de julho, a Inquiria ouviu que os municípios que recorriam a laboratórios privados para fazerem testes da água tem de pagar até cinco vezes mais que o que pagavam nos laboratórios do governo que Mike Herris fechou em favor dos privados.

Isto foi apenas o principio: no ultimo Agosto, depois das mortes que a água causou em Walkerton, este governo Conservador do Mike Herris juntou aos novos regulamentos a obrigação de testar a água regularmente, e prova dos resultados: o que seria bom, com os laboratórios governamentais.
Um reporte da associação dos municípios do norte do Ontario mostra que o custo nos laboratórios privados é enorme, dizendo que o custo por casa custará o mínimo 1.000$00 por ano.

Segundo o Toronto Star na localidade de Oro-Medonte perto de Simcoa, com o novo regulamento que haverá um aumento por casa de 380$00 dólares a 1.100$00 dólares por ano.

Na localidade de Oxenden (Grey County) o ouro azul subirá 50% Etc.Etc.
Isto para que este governo mostre que é rigoroso na qualidade da água, ao mesmo tempo que enchem os cofres aos laboratórios privados dos "Amigos".

Isto agora é só testes na água, mas os ricos podem ficar com tudo fechado, sem regulamentos, para criadores de gado bobino caprino ou cavalar, a este respeito nada se faz. Os animais podem ficar a cagar e a mijar nas águas que são captadas para consumo, as chuvas podem lavar todo o estrumo e pesticidas sem regulamento, Canada o País com mais água no mundo e ver gente a morrer por não proteger a água; é o cumulo da vergonha.

As águas continuam a ficar contaminadas, e não temos um governo que se preocupe e procure proteger o nosso ouro azul da vida
Como ia dizendo o próximo aumento da água irá fazer doer muito; pois irá envolver novos canos, filtros da clorina, bombas, e alarmes.

Tudo isto porque Mike Herris depois de que tomou conta do governo deixou cair as infra estruturas para fazer cortes de taxes aos ricos, obrigando os pobres a desembolsar ainda mais, para reparar o que o governo deixou de fazer; agora a palavra de ordem é, de tu eu, pagar todo o custo; o que deveria ser feito gradualmente deixou-se a apodrecer, creio que como eu, tendes visto na televisão as condições dos canos, e o porquê, que a E-colis fica alojada naquela porcaria.

Agora vais tu dizer é melhor pagar uma grande factura da água que pagar taxes; é isso não é que vais dizer?... mas não tens certeza que o ouro azul amanhã não será contaminado, e que nessa altura será teu pai ou teu filho a morrer... tudo isto porque este governo em vez de aumentar a protecção, preferiu fazer cortes no orçamento de protecção ao ambiente
Esta gente passou 10 anos a pensar nos Olímpicos, mas na realidade, não adiantaram um passo nas infra estruturas, porque falar nos olímpicos era fechar os olhos aos residentes desta província.

Agora creio que é tempo de abrir os olhos, e dar uma olhadela aos cortes que este Governamento tem feito, prejudicando as nossas crianças nas escolas, retirando-lhes infra estruturas para recreios,
Fechando piscinas, aumentando o preço por hora de uso, ao ponto que a classe media não pode suportar o custo de uma criança no desporto, retirando os benefícios aos mais idosos, aos acidentados foi lhes feito um corte dástrico: tornaram Queens Parke numa fortaleza para se protegerem, e mostrarem que são machos, e o povo desta Província está paralisado da mesma forma como estávamos nós quando deixamos a terra que nos viu nascer.
Por mim quero vos dizer que a água é rainha; sem ela a terra não produzia ; sem ela o ar era irrespirável. éa água que domina o fogo, por tanto a água e o sol são deuses da vida.

Nós estamos precisando dum governo que proteja o nosso ouro azul, tão puro, como aquele que bebemos natural, no Madeira Parque, ou mesmo no Campo Camões... sem que sejam preciso químicas para matar a bicharada que a água está cheia, e ficará podre, sem um governo de protecção ao ambiente.

Governo que obrigue os prevaricadores, a zero poluição...


Por: Armando C. Sousa

Enviar a um amigo
clique ao lado!!!

Voltar