A Palavra Verdade

A verdade é uma palavra cheia de complexidade e muito difícil decompreender; se juntássemos a palavra verdade á palavra amor, poderíamos viver num paraíso terrestre que Deus criou para nós e está perfeitamente ao nosso alcance; mas vejamos a complexidade da verdade.

Nós devemos usar só verdade para ensinar nossos filhos, e estamos bem cientes das mentiras que usamos... Vejamos !

Em princípio fizemos lhe crer que Deus existe e que cremos na sua divindade; mostramos-lhes uma imagem que os homens fizeram da sua imaginação; mesmo uma imaginação cheia de aparências, mas o verdadeiro propósito foi, é, e será de criar crendices, lendas e superstições e que temos as portas abertas para o céu com tantos mosteiros e santos no cimo dos montes; neste assunto onde reside a verdade para com nossos filhos?...

Hááá... mas nossas intenções pararão aqui em nome da verdade?...

Reparai hoje nos anúncios que lemos nos jornais, na rádio, na televisão na internet, e mesmo no espaço que chamamos o céu, nos façais dos prédios e correio indesejáveis.

Só mensagens mentirosas, em nome da verdade; existe mesmo quem prometa levantar mortos, usando a mentira como verdade.

Sabemos que é difícil de aceitar a complexidade desta palavra (verdade) usamos como verdade a mentira para obter a verdade; que afinal nunca vem só; trás mil e uma escusas bonitas parecidas com a verdade; cheias de labirintos e espinhos ,que nos deixam perdidos ou sangrando com uma dor irreparável, retirando-nos parte da humanidade em que devemos viver.

Lembro-me de quando os meus seis filhos eram crianças, quando acontecia alguma coisa que eu não conseguia apurar a verdade.

Como por exemplo (quem partiu a jarra?) (ou arrancou o jardim) contava-lhe a história da ponte que se abria logo que um mentiroso passa-se sobre ela, e esse mentiroso não tivesse dito a verdade, depois de ter tido oportunidade para isso, e que se eles me não dissessem a verdade os levaria passar á dita ponte; o truque trabalhou bastantes vezes, mas eu esquecia-me que era eu que a maior mentira, e que um dia receberia as conseqüências; mesmo mentindo para livrar os meus filhos do mau hábito e as conseqüências que poderiam advir faltando á verdade; eu estava errado, mas não conhecia melhor.

Conheci um companheiro de trabalho que criava tanta mentira, a ponto de se convencer a ele próprio que falava verdade, dizia que se esquecia tanto da cara das pessoas, que um dia trouxe uma outra mulher para casa por engano, esqueci-me como era a cara da minha, dizia.

O habito de dizer a verdade é formidável mas complexo, quantas vezes ficamos em apuros se dissermos a verdade, mesmo se te perguntar que idade te parece que eu tenho; tens de mentir por cortesia ou perder amigos; mas se todos nós quando abríssemos a boca só disséssemos verdades por amor da verdade, este mundo seria um paraíso terrestre.

Amigo, estarás tu convencido que fizeste um Deus para cada raça? Como seja um buda ou o deus dos judeus ou dos cristãos; e que todas as raças falam verdade a respeito do seu Deus?

Acredito na divindade que nos criou, Deus dos Africanos, dos Índios, dos Asiáticos ou dos Europeus; mas creio que uma grande parte usa o nome de Deus em vão, só para obter os benefícios da mentira criada em nome da verdade; inventor desta ou daquela religião, desta ou daquela seita, desta ou daquela oração.

Deus é só um; este é o meu crer, e faz sentido para mim; para outros não faz sentido porque é contra seus interesses, mesmo estando certos que estão faltando á verdade.

A cada noite peço a Deus de todas as raças para me ensinar o caminho: a resposta é sempre a mesma; verdade e amor... experimento por alguns segundos; mas mesmo dormindo estou faltando á verdade, nos meus sonhos, nos meus gestos inconscientes, denunciam o meu ser de pecado, fico mais convencido que todos nós falamos da verdade, mas ela é tão complexa que não existe neste planeta ninguém verdadeiro. para complicar mais vem a palavra esquecimento, mas não nos esquecemos das ofensas recebidas que criam em nós raízes.

O ódio começa a germinar; inventamos mentiras para justificar guerras; dizemos que defendemos a vida para justificar os crimes; esquecemo-nos que Deus é verdade e amor; para encobrir a nossa cegueira andamos a passear estátuas pelas ruas, se não o fizermos poderemos ter excomunhão.

Creio que estamos no tempo de usar mais verdades, deixar a covardia ou ignorância e não mais procurar o benefício da mentira em nome da verdade.

Mas a verdade é, se não a creditares na mentira em nome da verdade és marcado deixando-nos cair num abismo donde não nos podemos levantar.

A verdade será um paraíso infernal de tão complexa que é.

Por: Armando C. Sousa

Enviar a um amigo
clique ao lado!!!

Voltar